Projeto Executivo

Com a aprovação de plantas e de posse dos documentos de liberação para início da construção, o arquiteto parte para a elaboração do “projeto executivo”, detalhando cada aspecto da construção em si.

O projeto executivo possui detalhes que devem ser acertados no contrato e será objeto de prévia negociação entre arquiteto e empreendedor. Se o detalhamento for minucioso, como por exemplo, desenhos específicos para portas e janelas, paginação de piso, detalhamento construtivo de lareiras, pias, detalhes de peças em mármore e granitos e componentes não convencionais, haverá custos maiores de projeto se comparado a projetos executivos que acompanham simplesmente a descrição de materiais comerciais, vendidos em medidas padrão.

O projeto executivo compreende a entrega de desenhos com: plantas com cotas, cortes, fachadas, localização de eixos hidráulicos (posicionamento de pias, louças sanitárias, ralos, etc.), localização de pontos elétricos (interruptores, tomadas, telefone, televisão, etc.). Eventualmente poderão ser fornecidas “vistas externas” produzidas em programas de arquitetura com recursos em três dimensões (3D).