Local da Obra

Embora óbvio e de conhecimento de todos, cabe salientar a enorme importância que tem de estudar com carinho e definir com cuidado o local de implantação da obra.

Nos empreendimentos residenciais é natural que a escolha atenda primordialmente aos anseios básicos do grupo familiar tais como, viver em local com serviços e recursos urbanísticos modernos, paisagismo agradável, vizinhança compatível ao nível do empreendimento, fácil acesso a trabalho, escolas, centros de compras, serviços entre tantos outros fatores determinantes.

Já nos empreendimentos comerciais, a importância recai em primeiro lugar ao objetivo de mercado do negócio, ou seja, o tradicional “ponto”. De qualquer forma, sendo o empreendimento voltado para áreas residenciais, comerciais, serviços ou indústria, não custa lembrar alguns fatores não menos importantes uma vez que empreendimentos imobiliários são projetos onerosos, de intenso trabalho e que por vezes pode ter seu foco desviado por diversas razões e, portanto o retorno do investimento deve ser considerado.

Observe que nem sempre somente o valor do terreno é importante para se avaliar a viabilidade do empreendimento. Lembre que todos os custos com projetos, documentações, infraestrutura, mão de obra e acabamento básico são praticamente iguais seja ele aplicado em um empreendimento feito sobre um terreno teoricamente barato e em área não valorizada ou aplicada em terreno de alto custo e em área valorizada. Mesmo considerando que os custos com mão de obra e materiais de acabamento não obedeçam a essas mesmas regras, ainda assim há de se considerar que empreendimentos feitos em áreas mais nobres certamente trará melhor retorno financeiro quando analisado o quesito “custo do empreendimento pronto e acabado sobre total investido na obra”.

Para análise e administração desta escolha, fica a cargo do arquiteto uma avaliação inicial que considerará as tendências arquitetônicas do local, leis e regulamentos sobre códigos de construção da área seja ela fiscalizada pelos condomínios, prefeituras ou outros órgãos reguladores, apresentação de projeto básico do empreendimento solicitado e custo estimado para implantação. Com base nestes estudos, sugerimos a consulta a agencias imobiliárias, corretores ou profissionais habilitados na área que poderão oferecer uma análise mais apurada a respeito da tendência de valorização da região escolhida, além de outros pontos de interesse como crescimento do comércio na área, manutenção de calma e tranquilidade para morar e viver, manutenção das facilidades de acesso ao local, novos bairros, etc.