Início do Projeto

Antes do inicio do projeto, o contrato. É bastante importante colocar tudo no papel. Quem é o contratante, quem é o contratado e qual a função que cada um se propõe a fazer. Tudo deve ser bem claro, desde a escolha do terreno até aos serviços acordados, como por exemplo, número de projetos, foi contratado ou não a administração, como será o acompanhamento da obra pelo arquiteto, qual é a remuneração e as formas de pagamento. Enfim, tudo deve estar preto no branco para que não haja ou minimize desagrados posteriores.

Tudo certo com o contrato, com os estudos mencionados e com o reconhecimento de área e recursos que temos, finalmente é chegada a hora de conhecer os verdadeiros interessados pelo empreendimento. Estilos, gostos e outras características inerentes a qualquer pessoa e principalmente dos profissionais de arquitetura, decoração e interiores, têm de serem momentaneamente deixados de lado para dar lugar aos estilos, gostos e referencias visuais dos futuros habitantes e usuários do empreendimento. Com auxilio de técnicas e ferramentas específicas dos profissionais de arquitetura, são identificados estilos pessoais e preferências arquitetônicas que serão trabalhados no decorrer do projeto.

Fase onde deverão ser expostas as necessidades, hábitos e preferências, do tamanho da família, do futuro com relação a terem mais filhos ou redução no caso de os mesmos saírem de casa, do convívio com frequentes recebimentos em casa de amigos ou visitantes, do tipo de eventos que gostam de realizar, gostos específicos com relação a esportes que exigem espaços especiais na residência tanto para prática como guarda de equipamentos, animais que possuem ou pretendem ter, cuidados e atenção com relação à privacidade, que atenção devemos ter para áreas sociais, de lazer, funcional, serviços e principalmente áreas íntimas.

Ainda neste quesito, o arquiteto explora junto ao empreendedor toda a preocupação com utilização no projeto de recursos que garantam acessibilidade, sustentabilidade e responsabilidade ecológica.